Serviços de alinhamento e balanceamento computadorizado de pneus | Mascarenhas Pneus - Mascarenhas Pneus

Serviços oferecidos pela Mascarenhas Pneus

Nossos Técnicos de Serviços fazem uma minuciosa inspeção física dos pneus do veículo avaliando as condições de uso e desgaste dos mesmos, verificando:

- Se os pneus apresentam avarias;
- Se os pneus apresentam desgastes irregulares;
- Se nos pneus existem pedras ou outros objetos encravados em seu desenho;
- Se os pneus estão perdendo pressão e calibrados corretamente;
- Se os pneus alcançaram o T.W.I, equivalente a 1,6 mm de resíduo de banda de rodagem(desenho do pneu) e limite do pneu para rodagem segura do veículo;
- Se os pneus devem ou não ser retirados de uso e substituídos com base na avaliação do T.W.I.

Uma Verificação periódica dos pneus deve ser feita quando?

- A cada 5.000 km;
- Quando o veículo apresentar instabilidade;
- Quando sentir desconforto ao dirigir;
- Quando sentir vibrações no volante;
- Sempre que considerar necessário.

Alinhamento é o processo de regulagem dos ângulos da direção e suspensão do veículo. Basicamente são três ângulos a ser verificados no alinhamento: convergência/divergência, câmber e cáster.

O processo é rápido: a maioria dos alinhamentos na frente e atrás demoram apenas 30 minutos se não tiver outro serviço de suspensão ou cambagem.

O serviço de cambagem é feito para corrigir a inclinação das laterais dos pneus, garantindo uma otimização na aderência ao solo. Quando executado, o pneu passa a ter menos contato com o solo nas retas e um contato maior nas curvas.

Existem 3 boas razões para fazer o alinhamento dos pneus constantemente. Você economiza dinheiro, já que seus pneus vão durar mais. A direção ficará mais macia, pois haverá menor resistência de rolamento. Você terá maior controle de direção, aumentando a segurança do veículo.

Quando fazer o alinhamento dos pneus?

- Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo ou pelo menos a cada 5.000 quilômetros;
- Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
- Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
- Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória;
- Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus;
- Sempre que houver substituição de pneus.

Balanceamento é o processo de compensação feito para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. A maneira mais comum de perceber um veículo com pneus desbalanceados é quando o motorista sente trepidação no volante, ou às vezes vibrações veículo todo, ao alcançar velocidade média de 80km/h.

Quando os pneus do eixo trativo e dos eixos auxiliares está desbalanceado, é mais difícil perceber as vibrações. Por este motivo é necessário balancear todas as rodas com frequência.

Ele é importante para evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão e da direção, necessário para suprimir trepidações que possam ocorrer no volante do carro. Além disto, quando há desbalanceamento, a direção torna-se instável.


Até os carros mais novos devem ter sempre em dia seu balanceamento, já que as ruas têm buracos e desníveis que provocam pequenos empenos nas rodas. Tudo isso gera a necessidade de comprar pneus mais rapidamente, além de prejudicar a integridade da suspensão em um todo e aumentar o consumo de combustível.


Quando o balanceamento deve ser feito?

- Sempre que houver substituição de pneus;
- Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras;
- Por ocasião de vibrações no volante ou guidão;
- Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante,por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc;
- Para conjuntos de bicicletas ou motocicletas que tenham rodas com raios. Neste caso, verifique periodicamente a tensão e o estados deles;
- A cada 5 mil quilômetros rodados ou 3 meses.